Origem dos 5S(s)


A denominação 5S é devida às cinco atividades iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.

Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Alguns autores citam que foi criado pelo saudoso Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês e principal pregador dos conceitos de qualidade total naquele país. Esta referência deve-se ao fato ter sido o Professor Ishikawa o responsável pela criação do CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, cujo princípio era popularizar os conceitos de estatística aplicada à qualidade, através de grupos de trabalhos compostos por funcionários de níveis operacionais. Porém, não existe nenhuma citação nos seus próprios livros sobre esta suposta referência.

O que se sabe é que o 5S foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande e as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado, produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos

9 Response to "Origem dos 5S(s)"

  1. Guilherme 21 de dezembro de 2009 às 16:13
    Caros leitores, seguidores do blog, membros do programa 5s:

    Há aproximadamente 10 anos lembro-me de ter ouvido falar sobre a metodologia 5s como ferramenta na gestão da qualidade das organizações de trabalho.
    Em 2004, tive contato com o primeiro manual do programa 5s no curso de pós-graduação em Recuros Humanos e no de Gestão de Pessoas por Competências.
    Pós-graduado, Coordenando o Departamento de Recursos Humanos de uma Indústria de grande porte, com cerca de 880 colaboradores internos na unidade, atuei como Coordenador do Programa SOL - Segurança, Organização e Limpeza (5s).
    Através desta experiência, resistências, muitas resistências foram enfrentadas. Desânimos, desistências, sangue novo, criação, idéias, grandes idéias... plano de ação, estratégico e tudo mais.
    5s com 5w e mais 2 não sei o que...
    Tudo isso, importante e necessário para a manutenção de nossas vidas. Desenvolver novos hábitos, ou refazer as não conformidades...
    APROXIME-SE DAS PESSOAS, DIVULGUE O 5S, AJUDE A MELHORAR O SEU AMBIENTE DE TRABALHO E MOSTRE AO SEU "VIZINHO" COM SE FAZ. MOSTRE DE NOVO E REPITA SE NECESSÁRIO. COLOQUE OS CARTAZES, DIVULGUE. ASSUMA A LIDERANÇA E DESENVOLVA SUA EQUIPE. CONSCIÊNCIA E PROAÇÃO.
    UM FORTE ABRAÇO.
    GUILHERME.
  2. Gianfabio 22 de dezembro de 2009 às 04:05
    Prezado Guilherme,

    Seja bem vindo e parabéns pela participação.

    Forte abraço
  3. Guilherme 4 de janeiro de 2010 às 05:38
    Olá pessoal!
    Antes de tudo, desejo a todos um ótimo 2010!
    Vamos em frente. Colocando o 5s para funcionar, mentalizar seus princípios e valores, adequarmos a nossa realidade e não deixar a motivação cair.
    Um forte abraço a todos!
    Guilherme.
  4. Guilherme 5 de janeiro de 2010 às 02:21
    2010 com força total!
    Pessoal da Comissão:
    Estimule sua equipe a SEGUIR o blog do 5s.
    Vamos formar uma rede de participação, um grupo de leituras, uma equipe 5s.
    Tenham uma ótima semana!
  5. Guilherme 11 de janeiro de 2010 às 05:38
    Cadê o pessoal da comissão do 5s???
    O Blog está atio!!!
    Participem!!!
  6. Unknown 19 de janeiro de 2010 às 05:21
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  7. Guilherme 3 de fevereiro de 2010 às 07:28
    A MELHOR FORMA DE ASSEGURAR O BOM ANDAMENTO DO PROGRAMA 5S É SABERMOS INTERNALIZAR OS VALORES QUE O MESMO OFERECE.
    PRATICAR O 5S NÃO SERIA A MELHOR FRASE, E SIM, PRATICAR A ORGANIZAÇÃO, A LIMPEZA, A DISCIPLINA ENTRE OUTROS VALORES QUE DEVEM ESTAR NA ESSÊNCIA DE CADA UM.
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS.
  8. Unknown 29 de novembro de 2010 às 06:06
    eu gostaria de saber qual a diferença do programa 5s do programa sol
  9. Hiroaki 26 de março de 2012 às 08:05
    Naina: ambos são bons e se completam, mas o programa SOL foca assim: Segurança, Ordem e Limpeza. Ordem e Limpeza são o 2o. e o 3o. "S".
    Segurança se obtém com Ordem e Limpeza também + Disciplina (5o. "S").
    aliás melhor a auto-disciplina pois não precisa de fiscal...
    Se quiser PDF de 5S, me peçam:
    Hiroaki Kokudai
    www.twi.net.br

Postar um comentário